Cuba part.2 – ISMOS”

Captura de Tela 2016-06-24 às 18.12.35CUBA part 2 – “ISMOS”

Sou um cara que não gosta de vários tipos de “ismos”: capitalismo, socialismo, comunismo, fascismo, nazismo, terrorismo, racismo, eufemismo, individualismo, cinismo, analfabetismo, egoísmo, egocentrismo e por ae vai. Até porque imagina se eu criasse o Duartismo, não tem como não é verdade? São meras nomenclaturas meus amigos, a verdade transcende os “ismos”. O ser humano não se cansa de querer o melhor pra si próprio a qualquer custo. Falo isso por notar que existem muitos debates políticos, que ao invés de trazer informação, trazem mais discórdia e ignorância, uma informação errada é pior que não ter a informação e assim seguem os vilões com seus “ismos” justificando verdadeiras loucuras e muitas vezes atrocidades. A vida pode ser simples sim, mas também pode vir a complicar-se quando você segue alguma entre essas palavras que são sistemas falhos. Como alguns de vocês sabem fiquei de falar a respeito dos pontos negativos e positivos de Havana – Cuba, pois bem vamos lá.
Uma República socialista comunista não é necessariamente uma ditadura. Em 2016 se engana quem pensa que existe repressão como existiu ou ainda existe no Brasil até hoje. Fato é que pontos negativos só vi na exploração turística, o que ficou muito claro porque é de onde eles conseguem tirar “una plata”. Assim como funciona em qualquer cidade turística do mundo. Outro ponto, é que o dinheiro dos cubanos é super valorizado. Fidel jogou a moeda lá acima do dólar, 100 dólares são 87 cucs (moeda cubana). Ou seja, você tem que seguir o povo sempre, se vai pra uma casa alugada você paga 150 reais o mês na mão de um cubano. Agora se for pra um hotel de luxo paga 900 reais, 1000 reais a diária de um 5 estrelas. Se vai a um restaurante meia boca mas dentro de um hotel desses um espaguete ruim e um bife sola de sapato sai pelo valor de 200 reais no mínimo. Se vai ao mercado e compra e faz em casa não gasta nem 20 reais. No Brasil também existe a variação de preço também por exemplo com os gringos quando vão nos visitar, as pessoas notam que é gringo e querem cobrar mais, mesma fita. Alguns lugares o cigarro custa 3cucs outros sai por 8cucs você faz a conta vezes 5 e sai mais caro que ir pra NY.
Não é atoa que essa semana fecharam um tratado histórico aqui entre as FARC e o governo colombiano. A assinatura de um acordo sobre cessar-fogo definitivo na Colômbia representa “um dia histórico pra nosso país”, afirmou nesta quinta feira passada em Havana o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos. “O acordo final será assinado na Colômbia e hoje quero agradecer finalmente a Cuba, ao presidente Raúl Castro, nosso generoso anfitrião”, declarou Santos. As farc baseada no regime de Cuba implantou uma guerrilha que dentro da amazônia e no vilarejos tocaram o terror desde 1964 e por coincidência na mesma data que estou aqui, estou vendo na tv em todos os canais do mundo os mais de 7000 soldados guerrilheiros largando seus fuzis para finalmente se reintegrarem a sociedade.
Cuba é, em uma palavra, encantadora. A cidade de Havana tem como característica sua arquitetura antiga situada nos anos 50 ainda, todos prédios de pé sendo reformados ao invés de derrubados. Pelo menos na minha opinião isso já é pra lá de pitoresco. Parece que te mergulham nos anos 50 de uma maneira que você volta no tempo, o charuto até o rum cubano navega nessa atmosfera da antiga. Exótico e despretensioso eu diria, um rico país mas não de grana e sim de cultura e princípios, nem coka cola tem pra vender aqui. Realmente é um lugar onde você não pode ter seu próprio negócio 100% no seu nome porque tudo é do estado ninguém é dono de nada completamente. Um hotel de luxo desses o estado tem 51% e manda no hotel, uma cervejaria, um bar, pizzaria tudo é do estado. Já no Brasil o cara fica rico e que se foda o resto, em Cuba Fidel deu um jeito de ninguém ter nada mas humildade existe e vem de berço. Sinto que alguns cubanos não tem noção de como é o mundo lá fora alguns sonham com os EUA, e é pra onde muitos foram. Em Miami por exemplo temos a “Litle Havana” um pedaço de Cuba nos EUA, onde muitos cubanos vivem e inclusive já criaram uma língua local o “spanglish”.
Voltando a questão dos “ismos” falei isso pois senti falta de por uma pitada de ironia nos textos, falei isso porque me identifico em determinados pontos com determinados governos mas a verdade é que mesmo não gostando de política (que é o que quis dizer quando falei que não gosto de ismos) poderia se dizer que sou multipolítico, multicultural, multirracial, multilinguista. Eu gosto de ver Lenin escrevendo sobre comunismo de guerra, eu gosto de ver o que os escritos antigos e também os textos e livros que deixaram as pessoas encantadas no mundo todo como os trabalhos do escritor norte americano Ernest Hemingway por exemplo, que é outro que indico pra leitura sempre. Toda essa carga de material, essa bagagem cultural no fim nos da mais embasamento na hora de por as palavras no papel. Contudo fato que não muda em lugar algum do mundo é que nem tudo parece ser o que realmente é. Outro exemplo que muitos não sabem é que no Brasil por exemplo quem fez a bolsa família foi a senhora Ruth Cardoso, mulher do Fernando Henrique Cardoso e não o Lula nem a Dilma como o PT fala até hoje. É no mínimo curioso e impressionante a forma como abafam esse tipo de informação e então dizem que vão acabar com o bolsa família e tal…discurso pra leigo meu amigo leitor. Veja bem não estou defendendo nenhum partido nem denegrindo nenhum partido só que na minha opinião não existem partidos. Existem homens maus no poder lutando apenas por seus próprios interesses demonizando qualquer chance de igualdade que se possa ter na sociedade. E a cada dia que passa, com palavras bonitas em frases de impacto disfarçadas e decoradas de discurso poético moralista, seguem inventando seus “ismos”.
“Aqui seguem as claras, a estranhável transparência da tua querida presença…comandante Che Guevara…”
Frase de Carlos Puebla na música
“El Comandante”

IMG_1880

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s